Escreva a sua pesquisa

16 de setembro de 2015

O que é a perineoplastia?


Perineoplastia é uma intervenção cirúrgica que visa reconstituir os músculos do períneo, localizado na zona íntima feminina. A perineoplastia é normalmente realizada em mulheres que tiveram laceração da musculatura da vagina, o que pode levar à incontinência urinária.
A laceração da musculatura da vagina leva à eliminação de urina aquando da realização de esforços físicos e é normalmente provocada por partos normais consecutivos. Isto porque, na altura do nascimento, os médicos obstetras podem cortar alguns músculos do períneo para o bebé sair com mais facilidade.
Por causa desse procedimento, a vagina fica um pouco mais alargada, ocasionando perda de sensibilidade por atrito e, por vezes, flatos vaginais, durante o acto sexual, o que pode, inclusive, dificultar o orgasmo na mulher. A laceração da musculatura da vagina também pode ser provocada pela velhice.

As queixas mais comuns das pacientes que sofrem de insuficiência perineal são a diminuição do prazer durante a penetração e a saída de ar ou urina durante ou logo após o coito, além de dor eventual consequente da penetração.
A perineoplastia é, assim, uma cirurgia plástica realizada na parte externa da vagina. Trata-se de uma cirurgia simples, sem grandes complicações, realizada com recurso a anestesia local e sedação, fazendo com que o músculo volte a exercer as suas funções normais.
Em determinadas situações, a perineoplastia pode ser utilizada para «apertar» a vagina e aumentar o prazer sexual do parceiro.



PÓS-OPERATÓRIO
Esta intervenção cirúrgica demora aproximadamente uma hora e a recuperação pode oscilar entre as 24 e as 48 horas. A recuperação completa, incluindo o retorno às actividades sexuais, pode levar até cerca de 40 dias.
A paciente deve evitar exercício físico e actividade sexual durante um mês, no entanto, uma semana após a intervenção, deverá poder voltar ao trabalho.

Além disso, poderá esperar estar totalmente recuperada seis semanas depois e ter como resultado uma vagina apertada e uma melhoria clara da sua vida sexual.

2 comentários:

  1. Fiz minha perineoplastia ha 34dias estao otima nao senti nada.to na espera pra ver como ficou so falta 11dias.####feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá pode me falar um pouco como é essa cirurgia eu vou fazer mas tô muita anciosa

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular