Escreva a sua pesquisa

5 de fevereiro de 2013

Dieta Atkins (sem hidratos de carbono)

O principio desta dieta é suprimir todos os alimentos que contêm hidratos de carbono. Ou seja, não só os açúcares simples encontrados na fruta e nos laticínios, mas também os complexos, como os cereais (arroz, trigo, milho) e seus derivados (massa, pão), as leguminosas e as batatas. Os legumes estão igualmente interditos. Em contrapartida, os alimentos que apenas contêm proteínas e gorduras são autorizados sem limitações, como é o caso da carne e da manteiga.
 A liberdade absoluta explica a atração que esta dieta exerce em todas as pessoas que querem perder peso sem reduzir o aporte alimentar. Como é possível comer até à saciedade, é pouco frustrante. A justificação cientifica do Dr. Atkins, o seu criador, é que uma dieta sem hidratos de carbono impede a insulina de desempenhar uma função prejudicial ao organismo ao converter os açúcares em gordura. Um posição que está longe de reunir consenso entre os especialistas.

Na nossa perspectiva, este tipo de dieta, ao aumentar a quantidade de lípidos no sangue, tem várias consequências  tais como:
  • pode aumentar o risco de acidentes cardiovasculares;
  • provoca uma sobrecarga do funcionamento do fígado e dos rins;
  • induz a cetose, que, além de levar à diminuição do apetite, provoca náuseas, fadiga e apatia;
  • a falta de açúcares e o consumo das reservas de glicogénio podem causar cãibras;
  • a baixa ingestão de fibras origina prisão de ventre;
  • pode levar à carência de vitaminas e minerais.
Esta dieta é desequilibrada e, nesse sentido, não é recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular