Escreva a sua pesquisa

26 de novembro de 2012

O que são as vitaminas?

Embora não tenham valor energético, as vitaminas são necessárias ao bom funcionamento e desenvolvimento do organismo. Salvo raras exceções, o nosso corpo não consegue sintetizá-las. Necessita, por isso, de as assimilar através da alimentação. Uma dieta variada e equilibrada fornece todas as necessárias.
Normalmente, as vitaminas são classificadas de acordo com as suas propriedades físicas e não segundo a composição química. Algumas são solúveis em água (hidrossolúveis), como a vitamina C e as do complexo B. Outras, nas gorduras (lipossolúveis), como as A, D, E e K. As necessidades variam com o clima e com a actividade da pessoa em questão. O seu teor nos alimentos altera-se com a temperatura, a natureza do solo, a forma de colheita, o modo de preparação, entre outros. Em todo o caso, é inútil e, por vezes, perigoso, recorrer a doses exageradas de vitaminas para complementar uma dieta de emagrecimento. Uma alimentação sã e variada é a melhor das prevenções.

2 comentários:

  1. Estou tomando vitaminas do complexo B e triptofano (precursor de serotonina) como suplemento indicado pela minha nutricionista. Não senti muitos efeitos diretos, mas sei da importância de manter níveis saudáveis de vitaminas no corpo e às vezes não conseguimos tirá-las somente da alimentação. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. acredito que elas fazem bem, mas tem que ser com orientação médica..
    beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular