Escreva a sua pesquisa

5 de julho de 2011

Retenção de liquidos

A retenção de líquidos é um acumular excessivo de água entre as células. É uma situação anormal e esses líquidos, se não forem excretados pela urina, provocam inchaço, normalmente na barriga, mãos, pés, tornozelos, coxas e nos peitos, podendo levar a aumentos de peso da ordem dos dois quilos num único dia. Também é possível que sinta a vista embaciada, dores de cabeça e no peito e a tensão alta.
Quais as suas causas?
  • Quando ocorre nos períodos pré-menstrual e menstrual, a explicação reside nas alterações metabólicas e hormonais próprias desse ciclo, pelo que se trata de uma situação transitória que não merece grande preocupação.
  • Pode dever-se a insuficiência renal e/ou cardíaca, hipertensão, deficiência no funcionamento da tiróide, e problemas hormonais e circulatórios. Quando assim é, o acompanhamento médico revela-se indispensável.
  • Maus hábitos alimentares e a falta de exercício fisico diário influenciam significativamente a possibilidade de reter líquidos no organismo.
Quais os alimentos que provocam retenção de líquidos?
Fritos, pickles, sal, alimentos com sódio ou monoglutamanto sódico (ex: enlatados, bolachas), azeitonas, chocolate, cereais, enchidos. Produtos açucarados (1gr de açúcar liga-se no músculo a 3g de água. Quanto mais açúcar se ingerir, mais água se retém no organismo).

Quais os alimentos que previnem a retenção de líquidos?
Beber muita água (pelo menos um litro e meio por dia), chás, sumos de fruta natural, batidos e outros líquidos ajuda a diurese. Ingerir alho, cebola, abóbora, tomate, alho francês, couve e rúcula favorece a circulação, com diminuição da retenção hídrica. A salsa, abundante em vitaminas e minerais, auxilia na digestão de alimentos mais pesados e também é diurética. O potássio, presente na banana, combate, de igual modo, a retenção de fluidos. E, ao contrário do que se possa pensar, o ananás, a melancia, a papaia e o limão ajudam-na.

Dica importante: Não permanecer muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentado, e praticar exercício físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular

Follow by Email