Escreva a sua pesquisa

7 de julho de 2011

Dicas para acabar com a caspa


O que é a Caspa?
A caspa é um problema comum que acontece no couro cabeludo. Normalmente, a pele da cabeça se renova de tempos em tempos (mais precisamente de quatro em quatro semanas), descamando a velha cobertura existente no couro. A caspa ocorre devido a uma aceleração desse processo, onde ocorre um crescimento exagerado das células. Essas células, por sua vez, tendem a se agrupar e a absorver os óleos produzidos pelos folículos capilares, fazendo com que os “flocos” se tornem cada vez maiores.
O que causa a Caspa?
  • Couro cabeludo oleoso
  • Stress
  • Clima frio (Só em alguns casos)
  • Álcool e consumo de gorduras
  • Excesso de tratamentos químicos para o cabelo
  • Distúrbios Hormonais
Os dermatologistas concordam que praticamente todas as pessoas têm este problema num determinado grau. Por isso, se estás desejoso/a por acabar com o problema de caspa e de comichão na cabeça, siga estas dicas.

Não ignores a caspa
Ignorar o problema só faz com que a caspa se acumule no couro cabeludo. E isso causa comichão que te leva a coçar. Coçar com muita força pode provocar ferimentos na cabeça e acabar numa infecção.

Começa gradualmente
Muitas vezes, um champô suave sem receita é suficiente para controlar o problema. A caspa é frequentemente provocada por um couro cabeludo demasiado oleoso. Lavar diariamente com um pouco de champô suave diluído em água destilada em partes iguais ajuda a controlar o óleo sem irritar a cabeça.

Sê mais agressivo/a posteriormente
Se os champôs normais não ajudarem, muda para um anti-caspa. Os champôs anti-caspa são classificados pelos seus princípios activos, que funcionam de maneiras diferentes. Os que contêm sulfureto de selénio ou piritionato de zinco actuam mais eficazmente, atrasando a velocidade com que se multiplicam as células do couro cabeludo. Os que contêm ácido salicílico e enxofre libertam as escamas, que podem ser lavadas facilmente. Os que têm agentes anti-bacterianos actuam sobre as bactérias do couro cabeludo e reduzem as hipóteses de infecção. Aqueles que contêm alcatrão atrasam o crescimento das células.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular